sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Alter.

Ao longo da vida estamos sempre tendo possibilidades de encontro com o outro e conseqüentemente, possibilidades de crescimento. Porém, aprender que as fontes que nos geram sofrimento, nos fazem em algum momento crescer, é mais difícil do que se imagina (eu nunca imaginei que seria tão complicado) . No entanto, penso que se faz necessário para não passarmos pela vida sem tê-la vivido em toda a sua essência. Sofrer, assim como ser feliz, nos torna inteiros nessa existência que só é possível porque estamos abertos para o outro e para tudo que ele traz consigo. Ai, de repente, nasce essa tal da alteridade (risos). Nas palavras de Luís Cláudio Figueiredo:

"Ora, sustentar-se nesse existir no mundo – e só assim se existe – exige um espaço de separação e recolhimento, de proteção, que não encerre o existente em uma clausura, mas lhe ofereça uma abertura limitada (portas e janelas) a partir do qual sejam possíveis encontros – saídas e entradas – em que se reduzam os riscos dos “maus encontros” [...]. Portas e janelas por onde uma verdadeira alteridade possa insinuar-se e eventualmente impor-se. "


E é nesse encontro com o outro que eu posso enfim, ser eu mesma e, ainda assim, não ser nunca a mesma.



5 comentários:

  1. Nada de sofrimento!
    Levanta, sacode a poeira e cabeca erguida!
    AMOOOOOO

    ResponderExcluir
  2. O sofrimento é inevitável... mas o importante é tenta fazer bom uso dele. Apesar de não ser nada fácil eu tenho feito! Rsrsrsrsrs! Mas tenho pensado na alteridade para além de relacionamentos que não deram certo. Entendo a importância disso quando estou com um paciente por exemplo... é essencial nos permitirmos se abrir para o outro e ainda assim não deixar-mos a nós.

    =) Tb AMO muito! Minhas blogueiras mais lindas.

    ResponderExcluir
  3. Para se interar um pouco mais da coisa:

    http://www.scielo.br/pdf/psoc/v17n2/27049.pdf

    http://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/homemetica.pdf

    ResponderExcluir
  4. É realmente complexo, mas é gostoso saber, tomar consciência de... Talvez a ignorância nos deixasse mais felizes, mas enfim, resolvemos nos apropriar, aprender, saber, ser.
    Sejamos alegres e tristes, mas estejamos sempre juntas.
    Amo tu!

    ResponderExcluir
  5. Fiquei longe por uns dias, ai chego aqui e sempre me sinto contemplada com suas palavras, divagações, emoções e sensações. Concordo com a importância do sofrimento para crescimento e, mais, do quanto temos que aprender a sorrir e transformar isso em questões positivas. Sinto muita falta das nossas longas conversas.
    Te Amo!
    Saudades

    ResponderExcluir